quarta-feira, 27 de junho de 2012

Resenha: O Motivo


Título: O Motivo
Autor: Patrick Ness
Páginas: 447
Editora: Pandorga
ISBN: 9788561784119
Ano: 2011
Nota: 5/5
Adicione no Skoob: O Motivo

Sinopse: Todd Hewitt é um garoto de doze anos, o último menino de Prentisstown, uma cidade de homens. Ele vive em um mundo cheio de "ruído" em que os pensamentos privados de todo homem e animal são audíveis. Em um mês ele estará com treze anos e será um homem. Mas a cidade está mantendo segredos para ele, segredos que vão forçá-lo a fugir do prefeito e dos homens de Prentisstown junto com seu cachorro e a primeira garota que ele já conheceu. A cada página, o leitor ficará cada vez mais ligado a Todd e Viola, com sua história de amizade, e sentirá afeição genuína por Manchee, cão e ajudante de Todd, cujo comportamento é hilário e comovente. Na sua essência, é uma história sobre um garoto forçado a crescer rapidamente em um mundo de ruínas em loucura e armado apenas com sua convicção de fazer a coisa certa para ajudá-lo a sobreviver. Todd vive em um mundo onde um germe matou todas as mulheres, um germe que deixou os homens loucos, o germe que significou o fim dos spackles quando a loucura dos homens colocou as mãos numa arma.

Quando o silêncio se faz presente, pode a verdade finalmente ser ouvida?

É nesse verso que inicio a resenha de O Motivo, o primeiro volume da série Mundo em Caos do autor Patrick Ness. Um livro surpreendente, uma distopia onde momentos felizes são raros.

A primeira coisa que me chamou atenção foi o tema e a sinopse. O autor nos transporta para um mundo caótico, onde todos os pensamentos são audíveis, chamados de ruídos. Em Pretinsburgo, todas as crianças são forçadas a se tornarem homens aos 13 anos, e o jovem Todd é a última criança da cidade, pois resta apenas um mês para atingir a maioridade. Porém, quando Todd descobre um silêncio no ruído, ele será forçado a fugir, uma aventura que irá mudar a sua vida e de um povo para sempre.

A escrita é hipnotizante, desde a descrição das cenas, até mesmo a linguagem do livro. Os personagens são bem construídos, destaque para Todd que apesar de suas limitações intelectuais encanta com sua inocência, coragem e fidelidade. É impossível não se apegar também a companhia do cão Manchee e a enigmática Viola, amiga de Todd durante esta aventura. Gostei muita da Viola, de personalidade forte e com uma história tão triste como de qualquer personagem deste livro, me conquistou. 

O enredo do livro é uma montanha russa de emoções, ora, os momentos extremos são intensos, figurados com:  fugas, violência, escolhas que podem defini-los como bons ou maus. Ora, os mais baixos, onde a reflexão do que é certo ou errado permeia a mente de nossos heróis ao longo do livro.
As passagens dramáticas são marcantes, não há como não se emocionar com o sacrifício e o sofrimento que os protagonistas enfrentam. Como disse no início da resenha, não espere muitos momentos agradáveis ou românticos, a coisa é séria!

O Motivo para mim foi uma das leituras mais interessantes que li este ano. Uma leitura envolvente, que aos poucos me conquistou e me fez sofrer junto com os personagens. Uma trama construída com maestria por Patrick Ness, em que a confiança, a quebra de valores, a coragem e principalmente a liberdade, são o pano de fundo desta marcante história. O final me deixou sedento por A Missão, segundo volume desta caótica trilogia.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba as últimas atualizações

Receba as novidades no seu email

Clique e some