domingo, 29 de julho de 2012

Resenha: Starters

Título: Starters
Autor: Lissa Price
Páginas: 368
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630144
Ano: 2012
Nota: 5/5
Livro: 1
Continuação: Enders (previsto para 2013)

Adicione no Skoob: Starters
 

Sinopse: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...

Conheci Starters ano passado durante uma pesquisa no site da Amazon.com. Assim que Novo Conceito divulgou a publicação no Brasil, minhas expectativas só aumentaram. Mas uma distopia constantemente comparada a trilogia Jogos Vorazes e outras comparações que sou totalmente contra, este é um livro diferente que me surpreendeu de várias maneiras, veja porque.

A trama é bem construída, Callie a protagonista é uma orfã de 16 anos forçada a amadurecer diante a situação opressora em que ela, sua família e os outros jovens vivem, como: trabalho escravo, orfanatos que parecem prisões e a violência da polícia. O futuro retratado por Lissa Price é altamente tecnológico e pertubador, pois há um fator cruel ao longo do livro, o medo da perda de identidade. Os personagens são bem construídos, todos possuem características marcantes. O ritmo do livro é muito bom, a história vai ganhando forma e mistérios que me deixaram sedentos por mais na medida em que era inserido na vida de outra pessoa. O suspense criado aqui é algo meio policial e louco, impossível de largar. O pano de fundo da história é sombrio, não há como se chocar com um mundo onde as crianças sofrem, os mais velhos dominam e as escolhas são feitas por governos que escondem verdades assustadoras do povo. Em vários momentos é nítida a crítica social e política que Lissa Price expressa, ou seja, não importa os políticos serão sempre “políticos” em qualquer tempo, seja no mundo real ou distópico, o que é ainda pior.

A sensação que tive ao ler Starters é surpresa. Não esperava uma história tão interessante, que me prendesse, a autora soube adequar o momento certo para cada situação de modo que os fatos não ficassem fora de uma sequência que resultaram em um final de tirar de fôlego. Uma enredo corajoso e tecnologicamente encantador, prepare-se porque viver a vida de uma outra pessoa nunca foi tão perigoso e arrebatador.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba as últimas atualizações

Receba as novidades no seu email

Clique e some